5 principais problemas de segurança de armazenamento e como contê-los

A segurança do armazenamento em nuvem melhorou significativamente nos últimos anos, mas isso não significa que os administradores podem ficar tranquilos.

Problemas de segurança de armazenamento em nuvem ainda são comuns, expondo dados corporativos a partes não autorizadas. Isso poderia levar a clientes irritados, parceiros de negócios furiosos, processos judiciais caros e outras dores de cabeça.

Abaixo estão listados cinco riscos de segurança de armazenamento em nuvem e dicas sobre como evitá-los.

1.  Configuração incorreta

De longe, o principal problema de segurança de armazenamento em nuvem é a configuração incorreta.

Configurações incorretas podem resultar de engenheiros inexperientes ou sem formação, um recurso excessivamente complexo, políticas ou interfaces de usuário em constante mudança.

As circunstâncias também desempenham um papel importante. Um engenheiro pode implementar intencionalmente uma política excessivamente permissiva enquanto soluciona um novo recurso ou aborda uma interrupção da produção, mas depois esquece disso devido à mudança de prioridades.

Um plano abrangente de armazenamento em nuvem pode minimizar o risco de configurações incorretas.

Primeiro, as organizações precisam estabelecer políticas e padrões claros que descrevam quais serviços podem ser usados, quais dados podem ser armazenados neles e como devem ser protegidos.

Treine a equipe técnica em tecnologias de armazenamento em nuvem aprovadas e nas políticas e padrões organizacionais que regem seu uso. Implemente controles que restrinjam o número e o tipo de engenheiros que podem modificar as configurações de armazenamento. Além disso, aplique políticas abrangentes de conta ou projeto que impeçam ou desabilitem configurações de alto risco.

Por fim, monitore as configurações de armazenamento em nuvem com ferramentas de gerenciamento de configuração e registros de auditoria.

2.  Governança de dados insuficiente

A falta de governança de dados, especialmente depois que as equipes concluem um projeto, pode levar a problemas de segurança de armazenamento em nuvem.

Em muitas situações, por exemplo, os usuários criam pools de armazenamento para um projeto específico e, quando o projeto é concluído, eles simplesmente liberam o armazenamento de volta para o provedor de nuvem. O armazenamento ainda pode conter dados residuais que podem ser explorados por malfeitores.

Para evitar o vazamento de dados, criptografe os dados em repouso com gerenciamento eficiente de chaves. Além disso, aplique a segregação de funções para limitar o acesso aos dados, educar os usuários da nuvem sobre proteção de dados e usar ferramentas de proteção de dados de terceiros para complementar tudo o que o provedor de nuvem oferece.

3.  Controles de acesso ruins

O acesso não autorizado de terceiros a arquivos em nuvem é uma ameaça bem conhecida que muitas organizações não conseguem resolver de forma adequada.

É fundamental garantir que os dados sejam acessados ​​apenas por indivíduos autorizados e que sejam acessados ​​por motivos legítimos.

Estabeleça permissões com base no princípio do menor privilégio, restringindo os usuários apenas aos arquivos de que precisam regularmente. Registre todos os acessos a arquivos e criptografe os próprios arquivos com segurança.

Além disso, usar uma ferramenta de análise e monitoramento de log e receber alertas sobre atividades incomuns é essencial para o gerenciamento proativo do armazenamento em nuvem.

4.  Controles de segurança inadequados

Problemas de segurança de armazenamento em nuvem podem se desenvolver a partir de controles de segurança conflitantes e excessivamente complexos que, em muitos casos, requerem um especialista de segurança para implementação.

As organizações podem resolver esse problema de duas maneiras.

Uma opção é ir com uma solução de armazenamento em nuvem que requer que os clientes configurem controles básicos de segurança eles mesmos. Outra opção é usar um provedor de nuvem que concorde em assumir a responsabilidade pela segurança do armazenamento de dados .

5.  Conformidade regulatória incompleta

A conformidade é uma preocupação crescente com a segurança do armazenamento em nuvem. As empresas globais devem acompanhar e aderir às leis de privacidade e retenção em rápida evolução e multiplicação.

As legislações relacionadas a conformidade variam dependendo de como e onde as organizações armazenam dados.

Em resumo, o planejamento de todos os aspectos dos dados ao embarcar em uma jornada para a nuvem é um pré-requisito fundamental para as empresas atuais.

Sobre a Storback

O grupo Storback completa 26 anos no mercado de TI com o firme propósito de tornar a transformação digital mais inteligente e confiável.  Nossas ofertas permitem projetos de Data Center com tecnologias de processamento de última geração como Infraestrutura Hiperconvergente, Big Data, Inteligência Artificial e IoT.

No portfólio da Storback Tecnologia destacam-se os Sites Remotos para Recuperação a Desastres e Alta Disponibilidade, Armazenamento de grande Massa de Dados, Hiperconvergência como Serviço (HCIaaS), Serviços Gerenciados de Data Center, Implementação de Vigilância e Monitoramento para corporações e cidades inteligentes, Solução de Desktops Virtuais Seguros, Controle e Compliance de informações, que atendem a necessidades críticas atuais.

Os principais Parceiros de Negócios para atingir tal abrangência são a Dell Technologies, a VMware, a Intel, a Equinix, a Dahua, a AxxonSoft, a Fortinet, a DocPro, a Quest e a Zerto, entre outras empresas líderes de mercado. Os escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo atendem a estas necessidades com equipes treinadas, certificadas e autorizadas em todos os componentes de seu portfólio.