Reavalie sua estratégia de computação em nuvem para um novo normal

A pandemia de coronavírus acelerou o ritmo de adoção da nuvem e é fácil perceber por quê. As plataformas em nuvem, a exemplo da nuvem da DELL Technologies Cloud, agrega flexibilidade e confiabilidade, que são ativos valiosos em tempos imprevisíveis. Elas também facilitam o acesso às cargas de trabalho de qualquer lugar, um requisito fundamental quando muitos funcionários estão trabalhando em casa.

Mas mover cargas de trabalho para a nuvem não transformará automaticamente a capacidade de sua organização de lidar com as pressões da pandemia. A computação em nuvem engloba uma variedade de diferentes arquiteturas, serviços e estratégias, alguns dos quais atendem aos desafios COVID-19 de forma mais eficaz do que outros.

As equipes de TI mais bem-sucedidas hoje encontrarão maneiras de otimizar sua estratégia de pandemia de computação em nuvem para os custos específicos e as pressões de desempenho que enfrentam. Veremos algumas maneiras de fazer isso, se a pandemia empurrou a empresa para a nuvem ou se ela precisa revisar uma estratégia de nuvem antiga para os desafios de hoje.

Pense além das cargas de trabalho do servidor

Os servidores e os aplicativos executados neles são há muito tempo o tipo de carga de trabalho mais óbvio a ser migrado para a nuvem. É simples migrar uma VM local para uma plataforma de IaaS como a DELL Technologies Cloud.

Essa é uma forma de aumentar a resiliência e a disponibilidade de sua infraestrutura, se você não puder contar com o acesso consistente à infraestrutura local.

Mas você não deve parar com os servidores. As ofertas de desktops em nuvem e de desktop como serviço (DaaS) podem adicionar disponibilidade e acessibilidade às estações de trabalho de seus funcionários. Outra opção é explorar os pacotes de produtividade SaaS para reduzir sua dependência de software local.

Otimize o custo e o desempenho, não apenas a disponibilidade

A infraestrutura em nuvem tende a ser mais confiável e disponível do que as alternativas locais, o que a torna atraente devido à incerteza sobre onde e quando os funcionários estão trabalhando remotamente.

No entanto, mesmo que as organizações de TI usem a nuvem para tornar suas cargas de trabalho mais resilientes e acessíveis, você também precisa considerar o custo e o desempenho. Isso é especialmente verdadeiro se, na pressa de responder à pandemia desde o início, sua equipe moveu apressadamente as cargas de trabalho para qualquer serviço de nuvem que pudesse começar a funcionar mais rapidamente.

Agora que está claro que muitas das cargas de trabalho que você migrou repentinamente para a nuvem precisarão permanecer lá por um longo período, certifique-se de que sua estratégia de pandemia de computação em nuvem funcione de uma perspectiva de desempenho e custo também.

Por exemplo, você pode ter usado a abordagem de elevação e mudança para mover algumas cargas de trabalho para VMs em nuvem porque essa era a maneira mais rápida de chegar lá. Mas se essas cargas de trabalho têm padrões de uso inconsistentes, então as funções sem servidor ou contêineres podem ser uma opção de hospedagem mais econômica e de melhor desempenho.

Da mesma forma, se você tiver problemas de latência após mover cargas de trabalho locais para um grande provedor de nuvem, convém incorporar alguma infraestrutura de ponta. Às vezes, os data centers de um provedor de nuvem estão localizados muito longe de seus usuários finais e a infraestrutura de borda pode reduzir as taxas de latência.

Planeje buscando agilidade

O aprisionamento é outro desafio que você pode enfrentar se pular para uma nuvem específica sem pesquisar alternativas.

Avalie o quão flexível é sua estratégia de pandemia de computação em nuvem e determine se você precisa fazer mais para libertar sua organização da dependência de um fornecedor específico. A abordagem certa dependerá de suas cargas de trabalho e configurações. Por exemplo, usar uma arquitetura de nuvem híbrida para armazenamento pode reduzir os riscos de bloqueio.

Em outras situações, você pode querer considerar a migração de suas cargas de trabalho para uma plataforma como o Kubernetes, que irá abstraí-las das plataformas de nuvem subjacentes de uma forma que oferece mais flexibilidade para alternar entre as nuvens – ou movê-las de volta ao local, se você escolher para fazer isso.

Seja qual for a abordagem que você adotar, o objetivo central deve ser garantir que você possa mover as cargas de trabalho conforme suas necessidades mudam. A flexibilidade é crítica em tempos incertos.

Planeje sua estratégia de nuvem pós-pandemia

Por enquanto, ainda não é impossível saber quando a pandemia terminará ou quanto tempo as equipes de TI, terão de operar em um estado de incerteza.

Mesmo assim, você deve começar a pensar no que fará quando a normalidade finalmente retornar. Você manterá suas cargas de trabalho na nuvem, mesmo quando mover as cargas de trabalho da nuvem de volta para o local se tornar mais viável? Ou você quer ter certeza de que eles podem ser facilmente transferidos de volta para a infraestrutura local quando você pode contar com seu escritório aberto o tempo todo?

Uma abordagem nativa da nuvem resulta em um ambiente projetado para ser atualizado rapidamente e é mais resistente a falhas de componentes. À medida que os líderes de TI, adotam esse novo paradigma, é importante para eles traçarem uma estratégia que forneça uma transição ordenada para este novo modelo que permite a preservação dos investimentos em aplicativos existentes, enquanto adota novas tecnologias de forma incremental.

Sobre a Storback

O grupo Storback completa 26 anos no mercado de TI com o firme propósito de tornar a transformação digital mais inteligente e confiável.  Nossas ofertas permitem projetos de Data Center com tecnologias de processamento de última geração como Infraestrutura Hiperconvergente, Big Data, Inteligência Artificial e IoT.

No portfólio da Storback Tecnologia destacam-se os Sites Remotos para Recuperação a Desastres e Alta Disponibilidade, Armazenamento de grande Massa de Dados, Hiperconvergência como Serviço (HCIaaS), Serviços Gerenciados de Data Center, Implementação de Vigilância e Monitoramento para corporações e cidades inteligentes, Solução de Desktops Virtuais Seguros, Controle e Compliance de informações, que atendem a necessidades críticas atuais.

Os principais Parceiros de Negócios para atingir tal abrangência são a Dell Technologies, a VMware, a Intel, a Equinix, a Dahua, a AxxonSoft, a Fortinet, a DocPro, a Quest e a Zerto, entre outras empresas líderes de mercado. Os escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo atendem a estas necessidades com equipes treinadas, certificadas e autorizadas em todos os componentes de seu portfólio.