Cinco razões pelas quais a infraestrutura de várias nuvens é o futuro da TI corporativa

A arquitetura multicloud permite que as organizações distribuam suas cargas de trabalho em vários ambientes de nuvem para que possam obter o maior retorno possível de suas operações de negócio, ao mesmo tempo que reduzem os riscos associados a ambientes de nuvem individuais.

Somente a possibilidade de criar uma arquitetura com essas características já justifica o crescimento acentuado dessa estratégia e a adoção de soluções de infraestrutura em múltiplas nuvens.

Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes por que o multicloud é considerado o futuro da TI corporativa.

1. A certeza de alcançar um ROI otimizado

Cada nuvem é construída de forma diferente. Essas diferenças não cobrem apenas os componentes da infraestrutura física, mas abrangem uma gama diversificada de características, funcionalidades, modelos e políticas de preços, entre outros aspectos.

Muitas vezes, a falta de transparência em torno das funcionalidades e das rápidas mudanças no dinâmico cenário de TI corporativo torna quase impossível prever qual nuvem é a opção certa para seus aplicativos e necessidades de negócios.

Diferentes fornecedores oferecem integração e suporte para diferentes plataformas e mudam constantemente os recursos que eles têm para oferecer. O ajuste certo é, portanto, determinado em referência a métricas, aplicativos e para necessidades de negócios individuais, o que significa uma troca desnecessária e escolhas comprometidas.

Mas não precisa ser assim. Com o ambiente de Multicloud, as empresas podem aumentar os recursos da nuvem sem comprometer suas escolhas. A infraestrutura de múltiplas nuvens oferece um amplo conjunto de opções para solucionar necessidades rigorosas em uma ampla variedade de funções de computação e negócios, otimizando assim os retornos dos investimentos em nuvem.

2. Proteção e privacidade de dados

Desprezar o controle sobre aplicativos e dados de missão crítica é frequentemente citado como a principal preocupação que impede a adoção da nuvem entre os retardatários da indústria.

Embora os riscos percebidos sejam muitas vezes exagerados, considerando a falta de recursos de segurança no local, os fornecedores não podem esperar mudar essa mentalidade sem oferecer visibilidade, transparência e controle adequados sobre sua infraestrutura de nuvem pública, o que eles não fazem.

A infraestrutura de Multicloud permite que as organizações mantenham um ambiente de nuvem híbrida, que garante, ao mesmo tempo, uma combinação de segurança e economia de custos. As cargas de trabalho mais focadas em segurança são mantidas na nuvem privada enquanto executam aplicativos e dados de negócios regulares em redes de nuvem pública de menor custo.

3. Baixa latência na estrutura de produção

O acesso a dados e aplicativos armazenados em locais distantes na rede em nuvem não é instantâneo.

Atrasos menores são causados ​​quando o tráfego de dados precisa atravessar vários nós antes de atingir os usuários finais. Esse atraso, chamado de latência, é inerente aos serviços em nuvem fornecidos por servidores em locais distantes.

Com a infraestrutura de Multicloud, o data center mais próximo dos usuários finais pode atender aos dados solicitados com um mínimo de saltos no servidor. Esse recurso é especialmente útil para organizações globais que precisam atender dados corporativos em locais geograficamente distintos, ao mesmo tempo em que mantêm uma experiência unificada do usuário final.

4. Autonomia na gestão da infraestrutura de TI

A infraestrutura em várias nuvens permite que as organizações combinem plataformas e fornecedores de forma que suas cargas de trabalho não fiquem restritas a provedores de nuvem individuais.

A alternância de fornecedores fica mais fácil, simplificada e bastante automatizada, pois o desempenho da carga de trabalho nunca é vinculado a fornecedores individuais. Com o aprisionamento do fornecedor mais baixo, os clientes obtêm a autonomia para atender às necessidades de negócios através de sua infraestrutura de TI, em relação ao desempenho, segurança e retornos de investimentos.

5. Menor risco em relação a desastres

A infraestrutura de Multicloud evita que as empresas coloquem “todos os ovos na mesma cesta”.

Os fornecedores normalmente oferecem pelo menos 99,5% de disponibilidade como parte de sua garantia de SLA. Ao distribuir sua carga de trabalho em várias nuvens, cada uma oferece a mesma garantia de SLA baixa e a possibilidade de paralisação simultânea.

Além disso, mesmo que essa possibilidade não seja desprezível, as organizações podem ter mais opções para reagir de forma proativa a fim de reduzir os riscos quando necessário.

A infraestrutura em várias nuvens leva o próprio conceito por trás dos serviços em nuvem modernos para o próximo nível e, em alguns casos, cria uma nuvem de serviços em nuvem ou entre nuvens.

A complexidade, o custo e os riscos da execução de um ambiente com várias nuvens podem parecer multiplicada, mas a única diferença real é a necessidade de monitorar um conjunto de redes com ferramentas que fornecem visibilidade de ponta a ponta em todos os recursos de uma infraestrutura de tecnologia desenvolvida para atender as necessidades do negócio.

Para saber mais como uma arquitetura de múltiplas nuvens pode impactar os resultados de sua empresa ampliando resultados de eficiência, produtividade e otimização de investimentos, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Storback. Eles estão prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar na criação de uma infraestrutura tecnológica inteligente e estratégica para alcançar os objetivos do seu negócio.

O grupo Storback está há mais de 24 anos no mercado de TI e tem se especializado em ofertas de soluções e serviços inovadores que permitem preparar o Data Center para o futuro!