A VMware lança nova versão do Virtual SAN otimizada para Flash

O Virtual SAN 6.2 é a quarta geração da solução de armazenamento definido por software de nível corporativo e extremamente simples, além de ser um dos principais componentes do software hiperconvergente da VMware (VMware HCS). O VMware HCS transforma a infraestrutura do data center com uma arquitetura de software simples, de alto desempenho e boa relação custo-benefício que converge processamento, armazenamento e rede em componentes fundamentais x86 padrão do setor. O Virtual SAN, uma parte fundamental do VMware HCS, está excepcionalmente integrado ao hypervisor e oferece às máquinas virtuais do vSphere armazenamento hiperconvergente dimensionável elasticamente e otimizado para flash.

Nesta nova versão ele apresenta uma infraestrutura hiperconvergente ainda mais simples com o melhor desempenho, o menor custo e uma arquitetura otimizada para Flash pronta para qualquer aplicativo e capacidade. Com a rápida adoção do armazenamento tudo em flash, o Virtual SAN 6.2 tem como foco a disponibilização imediata do futuro do flash, com desempenho tudo em flash a um custo mais baixo do que as soluções híbridas da concorrência.

A versão de quarta geração melhora ainda mais o custo total de propriedade com recursos de eficiência de armazenamento, como a eliminação de duplicação e a compactação, além dos recursos de automação avançada, como os controles de qualidade de serviço.

Os novos recursos mais significativos do Virtual SAN 6.2 são:

  • Eliminação de duplicação e compactação: reduz a área de cobertura de armazenamento e os custos de capacidade com até sete vezes a eficiência de armazenamento, com impacto mínimo na CPU e no enchimento de memória.
  • Codificação de apagamento: aumenta a capacidade de armazenamento utilizável em até duas vezes sem alterar a resiliência dos dados, com capacidade de tolerar uma ou duas falhas com proteção de paridade única ou dupla. Também conhecido como RAID 5 e RAID 6.
  • Qualidade de serviço: controla, limita e monitora o IOPS consumido por cada máquina virtual. Elimina o problema de interferência de vizinhos ao impedir que a máquina virtual monopolize os IOPS de armazenamento à custa de outras máquinas virtuais.
  • Suporte a SAP: suporte para os aplicativos essenciais aos negócios da SAP.