estratégia de migração para a nuvem

Organizações que não possuem uma estratégia de nuvem de alto nível correm risco de investimento e falhas operacionais

A computação em nuvem se tornou uma parte importante do mundo da tecnologia e inovação, com impactos de longo alcance para muitas empresas. É crucial, portanto, que os líderes e arquitetos de TI preparem uma estratégia de nuvem abrangente para suas organizações.

E para explorar a nuvem com sucesso, proteção de dados e privacidade, são necessários vários domínios para coordenar e desenvolver uma estrutura de decisão orientada aos negócios e modelos operacionais de TI através de melhores práticas.

Basicamente, isso ajuda a padronizar a estratégia de nuvem em toda a organização, permitindo uma abordagem que atenda às necessidades exclusivas de diferentes casos de uso e unidades de negócios.

Empresas que não possuem uma estratégia de nuvem correm risco de perder investimento

Mesmo sabendo da importância da computação em nuvem para o crescimento das empresas e sua participação na atual Transformação e Economia Digital, ainda é um grande desafio dar o primeiro passo para uma estratégia assertiva de migração.

Pensando nisso, separamos perguntas essenciais que sua empresa deve fazer para definir a estratégia de nuvem da sua organização.

1. Como a computação em nuvem influencia nossa estratégia e arquitetura de TI?

A primeira pergunta já começa com algo que não é simples de responder, já que a nuvem pode afetar a imagem de uma organização em várias dimensões. O pontapé inicial é a substituição de software antigo por modelos SaaS.

No entanto, você deve considerar cenários de uso em que você compra ou cria software para implantação em serviços privados ou públicos de IaaS (Infraestrutura como Serviço) e/ou PaaS (Plataforma como serviço).

As equipes de TI devem considerar como e quando migrar aplicativos existentes para a nuvem, bem como o valor de modificar a infraestrutura atual para aproveitar o ambiente cloud. No entanto, essa abordagem geralmente fornece benefícios modestos e não explora totalmente o valor, ou aborda os desafios exclusivos do ambiente de nuvem.

2. Por onde e como a nossa empresa deve consumir serviços de computação em nuvem?

Os gestores devem desenvolver uma estrutura de decisão para examinar sistematicamente os casos de uso para adotar o melhor caminho para a computação em nuvem. Essa estrutura constitui a linha mestre de qualquer estratégia de nuvem bem-sucedida.

A estrutura de decisão começa com um entendimento claro da arquitetura a ser utilizada pela empresa. Isso inclui os tipos de aplicativos e suas características técnicas, as necessidades e restrições dos dados associados e a integração do aplicativo e dos dados com outros sistemas.

Além disso, as organizações devem considerar a necessidade de adotar um novo aplicativo ou algum já existente.

3. O próximo passo, ainda nesta fase inicial, é avaliar os benefícios e riscos da computação em nuvem no que se refere aos cenários de uso específico.

Vale destacar que onde os benefícios são altos e os riscos baixos, um serviço de nuvem pública deve ser adotado. Já quando os benefícios são baixos e os riscos altos, a nuvem deve ser evitada.

Mesmo para aqueles com uma estratégia de “primeira nuvem”, é preciso considerar mover cenários de uso de baixo benefício e alto risco para serviços de nuvem pública como uma etapa secundária.

E por fim, uma análise adicional deve ser feita para identificar onde os benefícios potenciais da nuvem são altos, mas os riscos reais (ou percebidos) também são altos. Identifique os problemas específicos que estão gerando riscos e avalie as etapas que podem potencialmente reduzi-los.

Onde qualquer uma dessas abordagens puder resolver problemas, os serviços de nuvem pública devem ser explorados, e onde eles não podem, uma abordagem mais tradicional deve ser mantida.

4. Como as tecnologias existentes na infraestrutura do data center devem se adaptar à nova realidade da nuvem?

Embora os data centers e as abordagens tradicionais de tecnologia continuem sendo importantes para muitas organizações, uma mudança estratégica para a intermediação de infraestrutura é necessária ao adotar a computação em nuvem.

Dentro de uma organização, uma equipe de arquitetura de TI oferece a especialização necessária em modelos de infraestrutura pública, privada e tradicional, e como melhor usá-las, tornando-se um gateway para as unidades de negócios obterem e implementarem serviços de nuvem externos quando apropriado e garantindo estruturas de decisão conforme o modelo de negócio.

O aspecto final de uma estratégia de nuvem diz respeito a como a organização se torna um provedor dos próprios serviços na nuvem. O estilo de computação em nuvem representa a abordagem de melhor prática para fornecer qualquer aplicativo, informação ou serviço de processos de negócios voltado para o exterior como parte de uma estratégia de negócios digital.

Geralmente, esses sistemas voltados para clientes e parceiros devem liderar o caminho para a criação de novos aplicativos nativos na nuvem, e a experiência adquirida também pode ser usada para novos aplicativos personalizados internos.

Para saber mais sobre como fazer de forma eficiente a migração para a nuvem, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Storback. Eles estão prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar na conversão para uma infraestrutura inteligente e estratégica para o seu negócio.

O grupo Storback está há mais de 24 anos no mercado de TI e tem se especializado em ofertas de soluções e serviços inovadores que permitem preparar o Data Center para o futuro!