Qual momento ideal para sua empresa aderir às soluções Hiperconvergentes

Qual momento ideal para sua empresa aderir às soluções Hiperconvergentes?

A Hiperconvergência (HCI) é tanto uma evolução quanto uma alternativa às arquiteturas tradicionais de data center. Seu conceito continua a evoluir à medida que novos fabricantes entram no mercado, e cada vez mais empresas recorrem à hiperconvergência para toda ou parte de sua infraestrutura de TI.

Não faz muito tempo, a indústria basicamente definiu a hiperconvergência como uma plataforma centrada em software que integra computação, armazenamento e virtualização em hardware no modelo de commodity.

Essa definição se expandiu nos últimos anos conforme novos fornecedores entraram no mercado com produtos que conectam a servidores, outros tipos de armazenamento e hypervisors.

A premissa básica e os benefícios da infraestrutura hiperconvergente permanecem os mesmos. O objetivo da HCI é superar as deficiências da tradicional arquitetura de data center de três camadas através de uma plataforma de arquitetura que é mais fácil de gerenciar e dimensionar, oferece mais flexibilidade e oferece menor custo total de propriedade.

Hiperconvergência pode ser para pequenas e médias empresas?

maturidade de TI hiperconvergencia

Antes de entrarmos na questão do momento ideal para aderir às soluções de hiperconvergência, vale destacar para qual tipo de empresa se aplica esse tipo de arquitetura.

A pergunta é fácil de responder. Grande parte das pequenas e médias empresas precisam de TI ágil e econômica para impulsionar rapidamente seus negócios.

As equipes de TI, ou o único administrador de tecnologia, como normalmente acontece, precisam de uma infraestrutura poderosa a nível corporativo que possa responder rapidamente às demandas à medida que a empresa evolui.

Ao mesmo tempo, muitas empresas de pequeno e médio porte não querem ou ainda não têm a capacidade financeira de gastar seu capital investindo em uma infraestrutura tradicional de data center.

Além disso, as pequenas e médias empresas precisam de integração com a nuvem pública para escalar seus negócios conforme a necessidade. Portanto, a infraestrutura hiperconvergente traz para essas empresas a implementação e administração mais fácil e a TI simplificada. São benefícios que impactam diretamente pequenos e médios negócios.

Mas afinal qual é o momento ideal para as empresas aderirem às soluções hiperconvergentes?

Entendido que a hiperconvergência pode ser adotada por empresas de diferentes tamanhos e por diversos segmentos do mercado, podemos definir o melhor momento para aderir às soluções hiperconvergentes.

É possível separar em duas vertentes a adoção da hiperconvergência:

  1. Hiperconvergência como motivador para a maturidade de TI

Para as empresas que buscam uma consolidação no mercado ou pretendem, por meio de uma maturidade de sua infraestrutura de tecnologia, dar os próximos passos para o crescimento, a Hiperconvergência nos leva a características fundamentais nesse momento de busca pelo amadurecimento.

  • O uso de uma plataforma única, visando facilitar o processo de maturidade tecnológica;
  • A simplicidade para dar os primeiros passos na automatização de tarefas de provisionamento, monitoramento, diagnóstico e gerenciamento de arquivos;
  • Custos de suporte reduzidos. A HCI torna tudo isso mais fácil, já que se trata de hardware de commodity baseado em software, o que equivale a custos mais baixos, reduz o tempo de implantação e funciona de maneira automatizada.
  1. Hiperconvergência como diferencial para TI com maturidade mais avançada

No caso das empresas que estão buscando um diferencial de mercado com base na maturidade de sua infraestrutura de TI já alcançada, é preciso atender ao crescimento expoente de suas demandas de produção e proporcionar novas experiências para seus clientes.

Neste caso, a hiperconvergência possui outros gatilhos que indicam o momento ideal para iniciar uma migração para a nova infraestrutura:

  • Alta escalabilidade do negócio. A hiperconvergência é chamada, às vezes, de “abordagem Lego”, onde simplesmente são adicionados mais recursos de computação e armazenamento que são automaticamente apresentados para a expansão do negócio.
  • Garantir alto desempenho das operações. Atingir alto desempenho e disponibilidade previsíveis é fundamental para a TI hoje, pois as empresas operam no mundo 24 horas todos os dias. Para conseguir isso, os fornecedores de HCI oferecem pacotes certificados de hardware e software testados e que são pré-projetados e desenvolvidos desde o início do projeto. Por serem pré-construídos, eles são implantados rapidamente no ambiente operacional do cliente.

Por fim, há muito para ganhar ao mudar para uma infraestrutura hiperconvergente, não apenas por sua facilidade de expansão, como também a possibilidade de distribuir os dados por vários nós, visando obter maior redundância.

Em alguns casos, por exemplo, é possível ter 2 ou 3 réplicas dos mesmos dados distribuídos, buscando garantir a segurança e alta disponibilidade das operações de negócios.

Portanto, se sua empresa está buscando crescimento sustentável no futuro e ampliar a satisfação dos seus clientes, o momento ideal para aderir as soluções hiperconvergentes é agora.

O grupo Storback está há mais de 24 anos no mercado de TI e tem se especializado em ofertas de soluções e serviços inovadores que permitem preparar o Data Center para o futuro!

Para saber mais sobre as soluções de Hiperconvergência, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Storback. Eles estão prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar na migração para uma infraestrutura inteligente e estratégica para o seu negócio.