desafios multicloud

Os 5 principais desafios enfrentados em ambientes multicloud

A mais nova tendência de infraestrutura na nuvem que está dominando as discussões sobre estratégia de TI é o Multicloud. As empresas que buscam melhores resultados em suas estruturas de tecnologia estão se voltando para uma combinação de provedores de nuvem ao invés de simplesmente adotar determinados tipos de nuvem.

No entanto, mudar para uma arquitetura de múltiplas nuvens tem seus desafios. Por exemplo, como garantir a segurança e alta disponibilidade em um ambiente que possui uma mistura de soluções para aplicativos novos e legados, ambientes de desenvolvimento e testes e várias estruturas de armazenamento e backup, garantindo o melhor investimento?

Este é apenas um exemplo, temos outros desafios que precisam ser resolvidos para alcançar os melhores resultados com o uso do Multicloud.

Desafio 1: O uso de portais únicos

Um dos maiores benefícios do Multicloud também é um dos seus maiores desafios. A nuvem múltipla permite que as organizações implantem o ambiente para todos os aplicativos de negócios críticos, mas, ao fazê-lo, adicionamos várias camadas de complexidade ao gerenciamento.

Toda implantação de fornecedores vem com seus próprios portais e processos exclusivos que as empresas precisam gerenciar. Considere, por exemplo, que até mesmo algo aparentemente tão simples quanto o gerenciamento de identidades e acesso pode se tornar algo complicado se diferentes provedores exigirem complexidades de senha ou medidas de autenticação diferentes.

A solução mais simples aqui?

Uma plataforma de gerenciamento de várias nuvens que traz recursos exclusivos sob um único guarda-chuva, ajudando a evitar problemas com expansão de processos e plataformas.

Embora seja um bom começo, essas plataformas normalmente nunca são um ambiente único. Ou seja, você pode encontrar uma ótima plataforma de monitoramento de várias nuvens, mas ainda depende de patching de segurança manual ou portais de provedor para configuração avançada.

Desafio 2: A falta de habilidades para o ambiente Multicloud

O crescimento exponencial da AWS e do Azure está alimentando a enorme demanda de administradores e arquitetos que dominam as plataformas. De fato, os profissionais de TI certificados em cada uma dessas plataforma estão recebendo salários mais altos do que seus pares.

As empresas que buscam aproveitar a nuvem pública como um dos principais pilares de suas estratégias de múltiplas nuvens devem contabilizar o conjunto de habilidades necessárias para essa arquitetura e estar preparadas para fazer possíveis investimentos para capacitar os profissionais exigidos na administração de uma experiência de Multicloud.

Desafio 3: O processo de migração

Uma boa pergunta a ser feita é: como você vai “daqui” para “lá?”

Se você está migrando aplicativos e serviços de uma implantação híbrida existente de soluções de nuvem pública e privada e espalhando-as por várias nuvens, você está enfrentando um problema de migração: você garante que o resultado corresponda às expectativas e não coloca em risco as operações do seu negócio?

A solução de gerenciamento de várias nuvens correta pode ajudá-lo a preparar a implantação automática de padrões e políticas existentes em toda a sua nova rede de nuvem, ao invés de forçar você a concluir essa tarefa uma implantação de cada vez.

Desafio 4: Os requisitos de conformidade

HIPAA, PCI DSS e SOX são alguns exemplos. Para a maioria das empresas, vários requisitos de conformidade se aplicam a alguns ou todos os seus dados, incluindo uma arquitetura na nuvem.

Como resultado, você precisa garantir que provedores específicos sejam capazes de atender às necessidades de conformidade antes de torná-los parte de sua infraestrutura de Multicloud.

Verifique também se eles podem atender às necessidades de conformidade e se estão dispostos a assinar todos os contratos de parceiros de negócios e os demais documentos em um processo de conformidade.

Desafio 5: A segurança será sempre um desafio

Nenhuma discussão de Multicloud estaria completa sem mencionar a garantia pela proteção de dados e privacidade. É essencial ter uma discussão detalhada sobre segurança com seu fornecedor em potencial antes de assinar qualquer SLA.

Verifique o que é coberto pelas responsabilidades do provedor junto com sua resposta específica no caso de uma violação de segurança ou perda de dados. Isso engloba desde os esforços para prevenção de ataques até a remediação sobre incidentes. Vale a pena saber detalhadamente a respeito antes de começar a mover os dados.

Dominar o ambiente Multicloud de uma maneira geral é talvez o maior desafio de todos. Cada plataforma tem seu próprio conjunto exclusivo de variáveis ​​que tornam a otimização um trabalho em tempo integral, sistemas de faturamento e modelos de precificação, diferenças de tamanho de instância e máquinas virtuais, backup e recuperação etc.

A própria gestão do faturamento de vários fornecedores pode induzir pesadelos no orçamento para a gestão de TI. A parceria com um provedor gerenciado de várias nuvens que possa consolidar a administração, o faturamento e análises de custos pode simultaneamente aliviar muito esse fardo, manter saudável o relacionamento da TI e alcançar todos os benefícios de uma arquitetura de múltiplas nuvens.

Para saber mais como uma arquitetura de múltiplas nuvens pode impactar os resultados de sua empresa ampliando resultados de eficiência, produtividade e otimização de investimentos, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Storback. Eles estão prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar na criação de uma infraestrutura tecnológica inteligente e estratégica para alcançar os objetivos do seu negócio.

O grupo Storback está há mais de 24 anos no mercado de TI e tem se especializado em ofertas de soluções e serviços inovadores que permitem preparar o Data Center para o futuro!