migração para nuvem

Garanta o sucesso do projeto de migração para nuvem respondendo 5 perguntas fundamentais

Embora a computação em nuvem ofereça benefícios semelhantes de acordo com os tipos existentes (pública, privada e híbrida), as empresas precisam escolher a melhor opção de acordo com a natureza do negócio e controle locais.

Planejar cuidadosamente um projeto de migração para a nuvem deve ser o primeiro passo para qualquer empresa cujo objetivo consiste atender às novas necessidades quanto a produtos e serviços e principalmente na busca de oferecer uma nova experiência para seus clientes.

Esse processo de escolha consiste em avaliar uma ampla lista de características que vão desde sua definição, segurança, desempenho e outros fatores estratégicos para o negócio.

Portanto, as empresas devem planejar cuidadosamente um projeto de nuvem antes de qualquer investimento. Antes de escolher a nuvem, é importante entender o que está envolvido, começando com cinco perguntas principais.

1 – O que é nuvem, realmente?

Embora muitas empresas escolham uma nuvem para seus dados e aplicativos, ainda há alguma confusão em torno de sua verdadeira definição e benefícios. E muito dessa confusão resulta de erros de identificação.

Para você ter uma ideia, algumas empresas acreditam que estão usando uma nuvem privada quando, na verdade, estão usando a virtualização. Por isso, compreender cada arquitetura de nuvem permite que as empresas aproveitem ao máximo seus benefícios – automação, agilidade, controle, custo-benefício e muito mais. Assim como o controle de recursos e gerenciamento de custos.

2 – A nuvem pode garantir a proteção e privacidade de dados a partir de sua arquitetura de TI?

A segurança é sempre uma das principais preocupações das empresas, independentemente do serviço de TI. E, embora a natureza do negócio implique em um ambiente mais seguro, a nuvem não é automaticamente segura.

As empresas precisam tomar certas precauções para segurança na nuvem escolhida. Isso inclui a definição de protocolos para acesso à sua arquitetura e testes contínuos de segurança.

As empresas devem determinar quais funcionários precisam de acesso à nuvem e conceder permissões de acordo com as necessidades.

Ao contrário das nuvens públicas, por exemplo, em que os provedores lidam com a segurança, os usuários da nuvem privada são responsáveis ​​por proteger seus próprios dados. Portanto, se ocorrer uma violação, o pessoal necessário precisa estar pronto para reagir.

3 – Como posso otimizar o desempenho da arquitetura na nuvem?

Para colher os benefícios da nuvem, o desempenho é crucial. E, embora o alto desempenho da nuvem comece com um design forte, isso é apenas o começo. A TI precisa definir padrões de nível de desempenho para qualidade de serviço.

Então, é crucial monitorar e testar o desempenho da nuvem. Além disso, é importante projetar aplicativos escalonáveis ​​especificamente para ela. Aplicativos que não são projetados para a nuvem podem sofrer de latência e desempenho ruim.

4 – E se meus aplicativos usarem alta capacidade da estrutura de nuvem?

Cada aplicativo tem requisitos exclusivos e alguns são mais exigentes do que outros. Se um aplicativo precisar de capacidade significativa de computação em nuvem, os usuários poderão sentir o “estouro da nuvem”.

Entender o estouro de um aplicativo em uma nuvem permite que as empresas atendam a altas demandas de desempenho de aplicativos e liberem a capacidade de armazenamento de outros. O estouro da nuvem também pode economizar dinheiro das empresas, já que os serviços de nuvem pública são pagos por uso e geralmente são econômicos.

5 – Como posso gerenciar meu orçamento e gastos na nuvem?

Embora o gerenciamento de orçamentos de nuvem seja essencial, ele também é um desafio. As grandes empresas têm despesas de várias unidades de negócios, por isso é importante acompanhar cada uma delas, juntamente com as equipes que estão usando os recursos da nuvem.

Para acompanhar os gastos, as empresas podem usar o chargeback. O estorno permite que as empresas cobrem uma equipe ou departamento específico por seus custos de nuvem.

As empresas que usam o chargeback precisam fazer um inventário de seus serviços, aplicativos, software e hardware da nuvem. Embora isso seja difícil, ele traz muitos benefícios, incluindo melhor gerenciamento de recursos, desempenho e muito mais.

E a decisão final vai para…

No ambiente atual, a nuvem tornou-se uma ferramenta essencial em termos de redução de custos, aumentando a agilidade e reduzindo a complexidade. Mas a maioria das organizações ainda é desafiada pela maneira de usar esses serviços.

Com planejamento e dados reais sobre sua infraestrutura e cargas de trabalho, as equipes de TI podem tomar melhores decisões sobre mover suas cargas de trabalho para a nuvem certa.

Para obter mais informações sobre como escolher sua arquitetura, aproveitando dados do mundo real para tomar melhores decisões sobre a escolha da plataforma de nuvem certa para cada carga de trabalho, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Storback. Eles estão prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar na conversão para uma infraestrutura inteligente e estratégica para o seu negócio.

O grupo Storback está há mais de 24 anos no mercado de TI e tem se especializado em ofertas de soluções e serviços inovadores que permitem preparar o Data Center para o futuro!