hiperconvergência e negócios

Entenda a Hiperconvergência e como essa tecnologia pode impulsionar seus negócios

A infraestrutura hiperconvergente é um modelo que combina todos os componentes necessários de um centro de dados, incluindo armazenamento, rede, computação, backup e outros. Em unidades pré-definidas, elas são controladas e gerenciadas por uma solução central de software.

Os sistemas hiperconvergentes reúnem armazenamento central, rede e funcionalidades de computação em uma única solução altamente virtualizada. Com essa capacidade de consolidar várias funções de TI, como backup, desduplicação e otimização de WANs na mesma plataforma, usar uma infraestrutura hiperconvergente se tornou estratégico para as empresas de diferentes tamanho e segmentos.

Mas de que forma a hiperconvergência pode impulsionar os negócios?

A hiperconvergência faz a ligação entre TI e negócios

De forma direta, poderíamos responder à pergunta feita em uma simples frase: aumentando a eficiência, reduzindo riscos e tornando a infraestrutura de TI ágil. Porém, vamos nos aprofundar um pouco mais para ficar claro.

Como você sabe, a tecnologia está se tornando responsável pelas principais fontes de receita de um negócio. Enquanto a TI costumava ser um meio de obter uma vantagem competitiva ou de diferenciar uma oferta no mercado, boa parte das empresas de hoje precisam da tecnologia como pilar do negócio, mesmo sendo de um segmento diferente da TI.

Como resultado dessa realidade, é cada vez mais importante para os gestores e profissionais de TI adotarem uma postura baseada em negócios, buscando entender o impacto potencial para a empresa, antes mesmo deles analisarem as características técnicas de uma solução em tecnologia e fazer qualquer aquisição de ativos.

Além disso, à medida que cresce a necessidade da TI dentro das organizações, cresce também a pressão dos CEOs e dos líderes empresariais sobre um retorno de seus investimentos. Em grande parte das empresas, três características básicas passaram ser prioridades, visando impulsionar os negócios da organização:

  • Aumento da eficiência operacional;
  • Implantação e redimensionamento ágil;
  • Resposta rápida às necessidades de negócios em constante mudança.

Aumento da eficiência operacional

hiperconvergência e negócios

Uma coisa que é praticamente unanimidade entre os profissionais de TI hoje é que eles estão sobrecarregados com mais tarefas e responsabilidades do que podem lidar.

Em resposta, a maioria dos líderes e gestores são bastante receptivos a tecnologias e metodologias que possam simplificar as operações e aliviar parte da pressão sobre sua equipe.

Uma das muitas maneiras pelas quais a infraestrutura hiperconvergente pode beneficiar uma organização é oferecer eficiência operacional sem interromper significativamente as operações de negócio.

Implantação e redimensionamento ágil

O ponto fraco de muitos profissionais de TI é a redundância em tarefas operacionais. O peso de realizar os mesmos deveres dia após dia pode realmente corroer a qualidade e o progresso que um departamento de TI espera incorporar.

Da mesma forma, quando os gestores veem as mesmas tarefas sendo executadas repetidas vezes, eles têm a certeza que o dinheiro está sendo investido de forma ineficiente.

A hiperconvergência foi projetada para ser testada, adquirida e implementada com pouco esforço, com manutenção contínua e muita agilidade. Essas características da hiperconvergência ocasionam uma mudança no foco das organizações e no setor de TI em direção a um verdadeiro progresso, inovação e crescimento nos negócios.

Resposta rápida às necessidades de negócios em constante mudança

Imagine o tempo de lançamento no mercado que pode ser reduzido para uma nova oferta de negócios quando existe uma arquitetura eficiente de tecnologia? O setor de TI é uma das primeiras áreas a adotar um novo projeto quando se tem em mente um novo produto ou serviço.

É essencial que essas novas produções sejam preparadas de maneira rápida e confiável. Qualquer desaceleração no estágio inicial de uma nova iniciativa de negócio poderia ser a queda de todo o projeto.

Essa necessidade de agir com extrema rapidez em função das mudanças de mercado é considerada como um fantasma na área de TI. Isso porque frequentemente essas mudanças mostram a incapacidade do setor de entregar com rapidez suficiente e com confiabilidade necessária.

A hiperconvergência surge novamente para fornecer a agilidade e confiança que as organizações precisam. A velocidade com que uma infraestrutura hiperconvergente pode ser implantada, dimensionada ou reconfigurada é superior a praticamente qualquer abordagem de infraestrutura tradicional existente. Quando o tempo e a flexibilidade são preciosos, a hiperconvergência é um ótimo facilitador.

Quando plenamente realizados, os benefícios comerciais da hiperconvergência podem ser extensos. A economia de custos pode ser obtida por meio de um padrão de implantação que evita o aprovisionamento excessivo, típico de uma infraestrutura complexa e independente.

Desta forma, é fundamental que as empresas apoiem o setor de TI na modernização de seus ambientes operacionais. A hiperconvergência é um passo importante nessa direção. Cada vez mais, essa infraestrutura é vista como um motor para o crescimento da organização e de seus negócios.

O grupo Storback está há mais de 25 anos no mercado de TI e tem se especializado em ofertas de soluções e serviços inovadores que permitem preparar o Data Center para o futuro!

Para saber mais sobre as soluções de Hiperconvergência, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Storback. Eles estão prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar na migração para uma infraestrutura inteligente e estratégica para o seu negócio.