O que muda na rotina da TI com uma solução de Hiperconvergência

À medida que os líderes de TI se esforçam para impulsionar a Transformação Digital, eles estão se voltando para a infraestrutura hiperconvergente (HCI) como uma solução direta para o crescimento da organização.

Usando a hiperconvergência, o setor de TI pode implantar uma arquitetura definida por software que amplia a virtualização em computação, armazenamento e rede. As soluções de HCI são extremamente simples de instalar e gerenciar, em comparação com os modelos tradicionais de arquitetura de três camadas.

Além disso, a hiperconvergência também é extremamente eficiente em relação ao custo, normalmente reduzindo o investimento total de aquisição em 50% ou mais em relação à infraestrutura legada.

Hiperconvergência é o caminho mais rápido para a Transformação Digital

benefícios transformação digital

A hiperconvergência também tem fornecido às empresas um caminho rápido para a Transformação Digital, permitindo que os líderes de TI explorem rapidamente áreas do negócio que podem se beneficiar imediatamente da modernização.

Com esse novo cenário, o uso de servidores tradicionais e autônomos estão diminuindo nos ecossistemas de TI atuais, conforme as empresas adotam tecnologias inovadoras que eliminam múltiplos pontos de vulnerabilidade.

A inovação em infraestrutura hiperconvergente está impulsionando eficiência nos processos de negócios e agilidade que são cada vez mais importantes para o crescimento da empresa.

Como a hiperconvergência está mudando a rotina da TI

A principal mudança observada na rotina da TI é a capacidade de dimensionar a infraestrutura através de dispositivos adicionais hiperconvergentes que combinam armazenamento e computação à medida que as necessidades do negócio aumentam.

No centro da proposta de valor hiperconvergente está a simplicidade de escalonar o cluster, que deriva, em parte, do aprovisionamento de computação, armazenamento e outros recursos em módulos pré-integrados.

Vejamos os demais benefícios que a hiperconvergência pode trazer para o setor de tecnologia, impactando diretamente em seus resultados.

Consolidação da carga de trabalho

Os sistemas hiperconvergentes reúnem armazenamento central, rede e funcionalidade de computação em uma única solução altamente virtualizada.

A capacidade de consolidar várias funções de TI, como backup, desduplicação e otimização de WANs na mesma plataforma é a razão mais atraente para usar a infraestrutura hiperconvergente.

Com uma arquitetura em hiperconvergência, todas as cargas de trabalho se enquadram no mesmo guarda-chuva, facilitando a migração de VMs entre dispositivos diferentes ou até mesmo entre data centers.

Flexibilidade e escalabilidade

Como a hiperconvergência é baseada em software, ela é capaz de fornecer níveis superiores de flexibilidade e agilidade para o setor de TI, quando comparada à infraestrutura legada.

Basicamente, a infraestrutura hiperconvergente adota uma abordagem de blocos ‘LEGO’ à escalabilidade do data center. Cada appliance da HCI é uma unidade autônoma projetada do zero para incluir todo tipo de recurso de hardware que um data center precisa e para maximizar a compatibilidade.

Para a rotina da TI, isso permite a expansão da capacidade do data center simplesmente parafusando uma unidade adicional, em vez de provisionar, configurar e implantar mais capacidade de armazenamento ou computação.

Em vez de criar planos de atualização complexos a cada vez que a expansão se torna necessária, ou adicionar componentes adicionais caros, o setor de TI simplesmente adiciona outro nó ao ambiente. Isso permite avançar para o próximo nível de infraestrutura em pequenos incrementos.

Infraestrutura automatizada

Muitas infraestruturas de TI legadas são tão variadas e complexas que a automação é praticamente impossível de ser realizada. Mas a infraestrutura hiperconvergente trabalha com os princípios do data center definido por software (SDDC), onde tudo, incluindo armazenamento, servidores e serviços de suporte, é virtualizado.

Para a área de TI, isso significa que a automação das operações de rotina é possível quando ferramentas de gerenciamento centralizadas são implementadas, como o agendamento.

A TI não precisa mais se preocupar com a implementação de hardware de diferentes fabricantes ou linhas de produtos. Tudo está incluído em um ambiente unificado. Além disso, a automação também leva a um aumento geral na eficiência, o que significa que as empresas podem se manter ágeis e competitivas.

Maior eficiência nos resultados

Um dos principais benefícios da HCI é que ela reduz custos operacionais, sem prejudicar significativamente as operações comerciais. Esses sistemas têm um baixo investimento inicial em comparação com peças integradas do sistema e infraestrutura legada.

Os benefícios de custo se tornaram mais aparentes à medida que o mercado amadurece, mas o princípio da hiperconvergência significa que, como há menos equipamentos necessários, é mais barato sustentar e manter a infraestrutura.

Todas as empresas hoje são afetadas pela Transformação Digital de diferentes maneiras. Na era digital, é fundamental estar à frente dos concorrentes e ter recursos, experiência, infraestrutura e agilidade para responder rapidamente a oportunidades e ameaças.

Desta forma, a infraestrutura hiperconvergente é uma tecnologia essencial para permitir que as organizações respondam rapidamente e efetivamente a novas oportunidades digitais.

A HCI oferece às equipes de TI a oportunidade de aproveitar facilmente soluções modernas definidas por software que podem reduzir custos e simplificar implantações e escalabilidade. Além disso, a hiperconvergência também acelera os ciclos de desenvolvimento,  permitindo que as empresas sejam mais ágeis ao aproveitar os recursos de TI onde e quando forem necessários.

Para saber mais sobre as soluções de hiperconvergência, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Storback. Eles estão prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar na migração para uma infraestrutura inteligente e estratégica para o seu negócio.

O grupo Storback está há mais de 24 anos no mercado de TI e tem se especializado em ofertas de soluções e serviços inovadores que permitem preparar o Data Center para o futuro!