detalhes da infraestrutura hiperconvergente

Entenda em detalhes a nova infraestrutura hiperconvergente e seus benefícios

Sem as ferramentas adequadas, tecnologia e estratégias certas, o ambiente de produção atual em uma empresa tem o potencial de enterrar a TI através de sua complexidade.

As equipes do setor de tecnologia devem abordar de forma eficiente o crescimento explosivo de dados, a inovação, a exemplo da Internet das coisas (IoT), maior mobilidade, consumerização de TI, ciclos de desenvolvimento acelerados, além de novas arquiteturas e muitos outros desafios.

Simplificando, não é estratégico para a TI ficar sobrecarregada pela complexidade das operações de negócio atual. Na verdade, a única maneira pela qual o setor pode realmente ter sucesso e evoluir para um modelo de entrega mais orientado a serviços é conquistando a complexidade. Isso significa:

  • Simplificar a implantação e o gerenciamento da infraestrutura de data centers, reduzindo o Opex e colocando menos pressão em equipes de TI e seus limites;
  • Facilitar a aceleração dos negócios e o acesso dos usuários à tecnologia, incluindo equipes de DevOps, trabalhadores remotos, gerentes de linha de negócios, funcionários voltados aos clientes, entre outros;
  • Garantir a facilidade em qualquer lugar onde os usuários estão localizados, o que eles estão fazendo e qualquer plataforma de tecnologia que atenda às necessidades de seus aplicativos e cargas de trabalho.

Hiperconvergência como gerenciamento inteligente

benefícios hiperconvergência

Desde sua introdução, no início desta década, a infraestrutura hiperconvergente (HCI) tem sido extremamente benéfica para ajudar a TI a reduzir sua complexidade.

Quase 80% dos profissionais de TI dizem que o principal motivo para implantar a hiperconvergência é simplificar o gerenciamento e manutenção da infraestrutura, de acordo com uma pesquisa realizada pela 451 Research.

Aproveitando a estrutura pré-integrada de computação, armazenamento e rede, juntamente com o gerenciamento definido por software unificado, as soluções de hiperconvergência são implantadas muito mais rapidamente do que a tradicional infraestrutura de três camadas.

Além disso, a HCI permite que as equipes de TI possam simplificar e acelerar implantações de nuvem híbrida, criando ambientes de computação muito mais simples de gerenciar, proporcionando maior desempenho, segurança e confiabilidade a usuários móveis e funcionários em filiais ou locais remotos.

Com o uso da hiperconvergência, as equipes de TI podem dar mais um passo importante na simplificação de suas operações de tecnologia e gestão.

Ao implantar uma estrutura hiperconvergente com plataforma de gerenciamento unificada, a TI pode aproveitar a inteligência adquirida para analisar, simplificar e automatizar seus ambientes de formas que não eram possíveis com as gerações anteriores de tecnologia.

A diferença entre a infraestrutura tradicional e a hiperconvergência nos leva à escolha certa

Como você está acompanhando nos últimos anos, a indústria de TI está no meio de uma forte transformação.

À medida que as arquiteturas tradicionais de TI começam a envelhecer e são eliminadas, muitas organizações procuram substituir esses antigos sistemas desconectados por soluções que ofereçam mais eficiência em operação, redução de custos e desempenho.

Essa tendência de mercado leva as empresas a adotar a nuvem pública, enquanto outras, que precisam de uma solução local, adotam soluções de infraestrutura simples e modernas, como plataformas hiperconvergentes.

Geralmente, os clientes que ainda exigem o controle e a segurança de infraestruturas locais buscam soluções hiperconvergentes como uma alternativa de nuvem privada à nuvem pública.

A infraestrutura hiperconvergente (HCI) surgiu como uma nova tendência em TI, devido à complexidade, ineficiências e altos custos das infraestruturas tradicionais.

As soluções de HCI convergem armazenamento e computação em uma única solução com uma malha de gerenciamento integrada que permite uma gestão ágil.

Isso significa que a Hiperconvergência pode oferecer gerenciamento de TI facilitado e eficiente, reduzindo os custos em relação às infraestruturas tradicionais, oferecendo computação, armazenamento e gerenciamento integrados em uma única plataforma, substituindo várias plataformas de TI desconectadas.

Transformando a redução de custos em realidade

custos hiperconvergência

Com vários fornecedores oferecendo sistemas hiperconvergentes, obter uma infraestrutura empresarial moderna a um custo acessível é uma ótima ideia para empresas de todos os portes e segmentos.

Enquanto as pequenas e médias empresas operam em menor escala do que as grandes corporações, algumas podem ter vários racks de equipamentos em vez de centros de dados que compartilham muitas das mesmas necessidades de TI. A principal delas é o desejo de reduzir o custo de aquisição, instalação e manutenção de infraestrutura.

As empresas enfrentam desafios únicos, como complexidade, falta de habilidades especializadas em TI e orçamentos cada vez mais apertados. A implantação de um HCI pode resolver vários desses problemas, como facilitar a administração de TI e liberar a equipe para se concentrar em atividades que agregam valor aos negócios.

Desta forma, a redução de fornecedores facilita o gerenciamento e a supervisão das aquisições. A simplificação do equipamento reduz o custo total de propriedade, conserva energia, refrigeração e espaço físico, benefícios que afetam as empresas com orçamentos reduzidos.

Quais características você consideraria em uma avaliação entre hiperconvergência e uma arquitetura tradicional de TI?

Para responder essa e outras perguntas sobre os benefícios da hiperconvergência, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Storback. Eles estão prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar na migração para uma infraestrutura inteligente e estratégica para o seu negócio.

O grupo Storback está há mais de 25 anos no mercado de TI e tem se especializado em ofertas de soluções e serviços inovadores que permitem preparar o Data Center para o futuro!