Software-Defined Storage

Mercado de Armazenamento definido por Software(SDS) é impulsionado pela Infraestrutura Hiperconvergente

O mercado de armazenamento definido por software – Software Defined Storage (SDS) expandirá rapidamente nos próximos anos, de acordo com a última previsão do IDC.

Em 2021, as vendas mundiais de SDS totalizarão quase US$ 16,2 bilhões após registrar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13,5% durante os anos intermediários (2017-2021). O IDC atribui esse crescimento à mudança de aceleração das infraestruturas de TI tradicionais que geralmente favorecem os projetos de armazenamento baseados em hardware.

“Para as organizações de TI em transformação digital, a SDS proporciona uma boa combinação para os recursos necessários – flexibilidade da agilidade de TI, administração mais fácil e mais intuitiva, orientada pelas características do gerenciamento de armazenamento autônomo e custos de capital menores devido ao uso de commodities“, define a pesquisa do IDC. “Como esses recursos aparecem mais nas listas de compradores, a receita de armazenamento corporativo continuará a mudar para SDS”.

Adicionando impulso ascendente ao mercado SDS global existem três segmentos chave: Object, File e Infraestrutura Hiperconvergente (HCI).

A parcela HCI do mercado é particularmente dinâmica e espera gerar US$ 7,15 bilhões em 2021, depois de publicar um CAGR de cinco anos de 26,6% e afastar o mercado de soluções SAN e NAS tradicionais. Os segmentos de armazenamento de objetos e arquivos estão preparados para sofrer CAGRs de 10,3 % e 6,3%, respectivamente.

Enquanto isso, os pesos pesados ​​de TI estão se direcionando fortemente para o segmento de HCI.

De acordo com pesquisa IDC, a receita de portfólio de HCI da Dell Technologies, que inclui os dispositivos VxRail, os sistemas VxRack e a série XC, cresceu mais do que o dobro que o mercado total, num dos mercados de mais rápido crescimento e representa 28% dos sistemas vendidos. A Cisco anunciou que completou a aquisição da Springpath, para lançar a linha Cisco HyperFlex de sistemas HCI. Em janeiro, a HPE anunciou que estava adquirindo a SimpliVity como parte de um impulso para o mercado em expansão das soluções HCI. A Scale Computing anunciou recentemente que havia se associado ao Google em uma solução de nuvem híbrida chamada HC3 Cloud Unity que permite aos seus clientes conectar de forma transparente suas cargas de trabalho de armazenamento, computação e virtualização à Plataforma do Google Cloud.

* Baseado no artigo de Pedro Hernandez  na  “Enterprise Storage Forum”