Como escolhemos a Kaspersky para parceiro de Soluções de Segurança

Com a chegada das novas tecnologias de IoT e a proliferação dos dispositivos móveis dentro das empresas somos cada vez mais requisitados a oferecer uma solução que seja eficaz também nas pontas finais ou seja, onde estão os mais importantes elos da cadeia de um Data Center, os Usuários… E como escolher um fornecedor deste tipo de solução: só existia uma opção, tinha de ser o melhor, o mais conceituado e o mais premiado!!!

Caso você esteja escolhendo um carro, por exemplo, ou um provedor de serviços de segurança, você tem de ir bem fundo na pesquisa. É possível checar as avaliações de usuários e opiniões de profissionais online (claro, algumas qualificações podem ser tendenciosas, mas isso não se aplica a todas. A verdade virá à tona cedo ou tarde, mesmo que os fabricantes encham as avaliações de elogios.)

Quando falamos de escolher um fornecedor de Antivírus, ou melhor de um fornecedor de Software de Segurança de TI, você deve pensar que isto é muito sério pois pode afetar a confiança que seu cliente tem em você e o processo de escolha deve ir muito além. Softwares de Segurança como os Antivírus são complexos e mesmo usuários experientes não conseguem julgar esses mecanismos. Nessa tomada de decisão, avaliações independentes e profissionais são cruciais.

Você pode encontrar “feedbacks” de usuários sobre qualquer coisa, em qualquer lugar, mas existem empresas especializadas em avaliar os Softwares de Segurança e foi a estas empresas que achamos que deveríamos recorrer na tomada desta importante decisão. Neste post, gostaríamos de falar sobre como esses laboratórios avaliam estes produtos e de como chegamos à escolha da Kaspersky Lab como a melhor solução.

Esses laboratórios são independentes – transmitem resultados objetivos e imparciais. A Kaspersky Lab e seus rivais competem de igual para igual. Na verdade, ao observar resultados e avaliações de testes independentes, prestamos atenção no lugar do ranking que a solução ficou posicionada e quantos laboratórios a avaliaram bem em certa categoria. Além disso, consideramos suas prioridades: proteção intransponível ou facilidade de uso, por exemplo.

Neste post, falaremos sobre os prêmios e conquistas da Kaspersky Lab, com links para os sites de laboratórios caso você queira ler mais e comparar estes resultados com os dos concorrentes.

AV-Test

Trata-se da mais recente razão de orgulho da Kaspersky: no fim de 2016, levaram mais de metade dos prêmios do laboratório alemão. Os produtos Kaspersky venceram 8 prêmios de 15! Também é digno de nota que por volta de 30 empresas participaram dos testes. Foi especialmente notório o fato de que diversos produtos da Kaspersky Lab foram campeões: uma solução para usuários comuns, duas direcionadas a negócios e utilidade de remoção de vírus gratuita.

O Kaspersky Internet Security, o produto para usuários domésticos, ficou em primeiro lugar em Performance e Melhor Usabilidade. Inclusive, este é o terceiro ano seguido em que foi o vencedor com o prêmio de performance, que mede o efeito de um programa na velocidade do sistema e de tarefas comuns.

A solução para pequenas e grandes empresas, o Kaspersky Small Office Security e o Kaspersky Endpoint Security, também foram reconhecidos por fornecer proteção e zero falsos positivos. O KSOS também venceu o prêmio de Performance. Para finalizar, a Ferramenta gratuita Kaspersky Virus Removal venceu a categoria Reparo pelo terceiro ano seguido.

O AV-Test tem fornecido prêmios anuais por seis anos seguidos, e a Kaspersky Lab ganhou 18 – mais do que qualquer outro fabricante. Tirando os testes mais complicados, que ocorrem anualmente, ele também executa testes a cada dois meses. Nos mais frequentes, a Kaspersky Lab tem mais de uma centena de prêmios (e claro, mais do que qualquer rival).

Resumindo: se você der de cara com um ícone do prêmio AV-Test, preste atenção na cor. Vermelho é dos testes anuais – têm mais peso – os azuis são para os bimestrais.

AV-Comparatives

O laboratório austríaco AV-Comparatives compartilha a reputação com o AV-Tests de ser o mais sério e qualitativo dos avaliadores independentes no mundo da cibersegurança, com mais de dez anos de história.

As soluções Kaspersky Lab  lideraram as avaliações nos últimos cinco anos. O esquema de premiação do AV-Comparatives é um pouco peculiar. Em 2011, 2013 e 2015, o Kaspersky Internet Security recebeu o prêmio na categoria Produto do Ano, e recebeu o de Melhor Avaliado nos anos entre eles.

Qual a diferença? A política do AV-Comparatives o impede de premiar o mesmo produto como Produto do Ano dois anos consecutivos, mesmo que seja considerado o melhor. Nesses casos, o próximo produto na lista com as maiores notas recebe o prêmio, e o vencedor do ano passado recebe o status de Melhor Avaliado.

Foi exatamente isso que ocorreu com o Kaspersky Internet Security, que tem sido líder dos testes do AV-Comparatives por anos.

MRG Effitas

Laboratório britânico, o MRG existe desde 2009. É famoso pela avaliação de uma única categoria, que analisa quanto uma solução de segurança protege transações online.

Embutido no Kaspersky Internet Security, o Safe Money venceu o MRG Effitas’ na categoria Online Banking/Browser Security em 2014/2015. O Safe Money protege o usuário quando ele compra online ou faz transações pela internet. Você pode ler mais sobre esse componente aqui.

O MRG Effitas ainda não anunciou o vencedor de 2015/2016, mas nos testes quaternários do laboratório, o Kaspersky Internet Security ficou muito bem colocado no que diz respeito a proteção eficiente contra ransomware e trojans bancários.

PC Magazine

Rigorosamente, essa famosa revista de TI Americana não é um laboratório, mas seus prêmios também são altamente respeitados na indústria de cibersegurança.

Em 2016, a PCMag premiou com o Editor’s Choice o Kaspersky Internet Security, Kapersky Total Security e o Kaspersky AntiVírus, bem como o aplicativo para iOS de controle parental, o Kaspersky Safe Kids. No ano anterior, o mesmo prêmio foi dado ao Kaspersky Internet Security e o Kaspersky Anti-Vírus.

Testes na PCMag.com são conduzidos por Neil J. Rubenking. Esse jornalista tem reputação de ser um especialista imparcial e escrupuloso.

SE Labs/ Dennis Technology Labs

O SE Labs britânico foi fundado por Simon Edwards, ex-diretor técnico de outra organização de avaliação famosa, o Dennis Technology Labs. Simon vem realizando testes em produtos de segurança desde 1995. Ele foi um dos primeiros a executar um teste anti-malware no mundo que reproduzia cenários reais de uso da internet. O principal avaliador nos dois laboratórios é o mesmo, além de usarem os mesmo métodos, de modo que combinamos seus resultados.

Em 2015, o Dennis Technology Lab premiou o Kaspersky Internet Security com dois prêmios anuais. Proteção AAA e Performance AAA. SE Labs é relativamente novo e ainda não forneceu prêmios anuais. Contudo, em testes quaternários em 2016, o Kaspersky Internet Security, Kaspersky Endpoint Security, e Kaspersky Small Office Security recebeu as notas mais altas (AAA).

ICSA Labs

O ICSA Labs funciona um pouquinho diferente que os outros laboratórios já que não premia soluções de segurança. A organização certifica a proficiência. No fim de 2016, o ICSA certificou o Kaspersky Anti-Targeted Attack Platform, o produto mais complexo para a proteção de empresas contra ataques de alvo específico (que diferem de ameaças direcionadas às massas, por serem personalizadas para certas industrias ou empresas específicas).

CONCLUSÃO

Como é a nossa estratégia, já iniciamos os treinamentos de nosso pessoal técnico e agilizamos a implantação em nossos laboratórios e escritórios do Rio de Janeiro, São Paulo e o mais novo de Brasília, com total sucesso. Estamos prontos e felizes com a nossa escolha de um novo ferramental de segurança para ajudar mais uma vez os nossos clientes em mais esta difícil jornada…

Para mais informações ou uma demonstração contate-nos clicando aqui.