Pivotal Cloud Foundry agora disponível no Microsoft Azure: uma plataforma de ajuda ao desenvolvimento para a Nuvem

Para atender à demanda de grandes clientes a Pivotal e a Microsoft estão trabalhando juntas para ajudá-los na consolidação de seus objetivos de transformação digital. Está sendo disponibilizada a capacidade de executar aplicativos Java e .NET na infraestrutura de Nuvem Pública Azure da Microsoft numa configuração totalmente auto-atendida utilizando Pivotal Cloud Foundry.

Microsoft Azure fornece uma nuvem corporativa ideal, construída com base no patrimônio da Microsoft de software de datacenter, ferramentas de desenvolvimento e, mais recentemente, serviços em Nuvem, como o Office 365 e o Bing. Se a empresa já é um cliente da Microsoft, provavelmente já foram feitos investimentos significativos em softwares para os servidores e as estações de trabalho internos e provavelmente deve estar verificando com atenção  como estender ou substituir estes investimentos no Azure.

Em função de grandes clientes que já estavam se posicionando com aplicações na Nuvem Microsoft Azure, tais como a GE, a Ford, a Dell e a Manulife, e a necessidade de que os aplicativos fossem independentes se rodavam no datacenter local ou em uma nuvem remota qualquer, e por estes clientes já terem percebido os benefícios da implantação destes aplicativos na Nuvem, o Pivotal Cloud Foundry foi a escolha ideal para a implantação na infraestrutura Microsoft Azure.

Muitos desses clientes não estão apenas procurando outro lugar para executar seus aplicativos, mas sim uma maneira diferente de construí-los de forma a ser facilmente integrados em diferentes arquiteturas. A Pivotal e a Microsoft passam a oferecer uma solução para ajudar esses clientes a se transformarem em empresas de software. A Microsoft e vários outros grandes clientes também demonstraram seu compromisso com esta visão investindo no Pivotal.


Aqui estão apenas algumas razões pelas quais os clientes estão tão entusiasmados com o Pivotal Cloud Foundry no Microsoft Azure:

1. Desenvolvido pensando no Negócio

A estreita colaboração da Pivotal com a Microsoft vai muito além de simplesmente tornar o Cloud Foundry disponível no mercado global do Azure. Juntos eles entregarão uma experiência de plataforma nativa em nuvem de ponta a ponta. Foram construídas integrações específicas do Azure, além de ter sido investido no total suporte do Pivotal Cloud Foundry, através de equipes de suporte globais da Microsoft que trabalham com os especialistas da Pivotal. Sempre que o cliente precisar de ajuda rapidamente conseguirá acesso a especialistas, sejam eles da Pivotal ou da Microsoft.

Muitos clientes empresariais estão ávidos para transformar seus negócios através de software, mas com dificuldades de encontrar os parceiros certos para fazer uma aposta tão grande. Se a sua empresa estiver procurando parceiros que podem ensinar-lhe como construir o software para a Cloud à maneira do Vale do Silício, mas também que saiba compreender as necessidades da sua empresa, Microsoft e Pivotal são uma ótima escolha.

2. Simples de Implementar

O suporte do Azure à ferramenta Pivotal Cloud Foundry Ops Manager simplifica o processo de criação e execução de ambientes Pivotal Cloud Foundry. O Ops Manager também oferece “blocos” de implantação para implementar e atualizar rapidamente serviços populares na Cloud Foundry, incluindo Redis, RabbitMQ, GemFire e outros serviços de terceiros. No lugar da montagem manual com o risco de erro humano, Ops Manager fornece uma ferramenta repetível e previsível para a construção de sistemas altamente disponíveis.

3. Cloud Nativa, Por Demanda, Onde você precisar

Quando usado como infraestrutura sob o Pivotal Cloud Foundry, o Microsoft Azure oferece excelente flexibilidade geográfica e híbrida para atender às suas necessidades ao implantar e operar aplicativos nativos da Nuvem. O Microsoft Azure reivindica mais regiões de centros de dados do que qualquer outro fornecedor de Nuvem, incluindo suporte para 34 regiões em 8 países diferentes, permitindo planejar continuidade de negócios e recuperação a desastres, mantendo a conformidade com a soberania de dados e os requisitos de segurança.

4. Java e .NET prontos para uso

Com o Pivotal Cloud Foundry, o Microsoft Azure adiciona uma plataforma de microserviços de código aberto para desenvolvedores corporativos para criar e executar aplicativos em Java, .NET, Node.js e outros frameworks populares. Para desenvolvedores Java, o Pivotal é o principal contribuinte para o projeto Java Spring Boot, a mais popular tecnologia de desenvolvimento de microserviços, com mais de 8,8 milhões de downloads por mês. Naturalmente, Spring e Spring Boot executam sem problemas no Pivotal Cloud Foundry, mas os desenvolvedores .NET também são bem servidos já que o SteelToe fornece todos os microserviços padrões . Na realidade, muitas empresas hoje têm ambos os esforços de desenvolvimento Java e .NET e a boa notícia é que um único ambiente Cloud Foundry pode suportá-los, permitindo a consolidação de processos de desenvolvimento e operações em torno de uma única plataforma.

5. Adicione os Superpoderes do Azure à sua aplicação

Os agentes de serviços da Azure faz com que muitos dos seus poderosos serviços empresariais sejam disponibilizados aos desenvolvedores através da Cloud Foundry, incluindo:
SQLDatabase: Um banco de dados gerenciado em nuvem para desenvolvedores de aplicativos
Blob Storage: Armazenamento de objetos de grande escala para dados não estruturados
Redis Cache: alta taxa de transferência, acesso de dados de baixa latência consistente
DocumentDB: Escalando rápido, escala planetária NoSQL
ServiceBus: Mensagens em nuvem confiáveis como um serviço (MaaS) e integração híbrida simples
Os agentes de serviços do Cloud Foundry ajudam os desenvolvedores a conectar seus aplicativos com outros serviços – é um padrão extremamente popular e que outros projetos de código aberto estão buscando adotar. Os Agentes de Serviço ajudam os desenvolvedores a obter o melhor dos serviços de Nuvem subjacentes. Eles dão aos desenvolvedores acesso à gama de serviços em Nuvem subjacentes, mas através de uma interface consistente.

6. Compliance sem Desgastes

Quando se trata de conformidade, a Microsoft já fez um monte de trabalho pesado para você no nível de infraestrutura, com o mais amplo conjunto de certificações de qualquer provedor de Nuvem como os da figura abaixo:

complianceazure
Com base nisto, pode-se considerar como a construção de uma plataforma nativa na Nuvem ajuda a garantir conformidade em suas aplicações para coincidir com as da infraestrutura de Nuvem subjacente.

Se tiver interesse em uma demonstração de uma versão completa de produção do PCF for Azure, entre em contato conosco clicando aqui.

 

  • Este texto foi baseado no artigo de John Allwright publicado no Blog da Pivotal e pode ser lido no original aqui.